Análise de Mercado

ANÁLISE DE MERCADO: O QUE É E PARA QUE SERVE?

A análise de mercado é uma das atividades mais determinantes para o sucesso de um empreendimento, e caso ela seja negligenciada, as consequências podem ser drásticas.

Decidir começar um novo negócio não é uma tarefa fácil e que pode ser feita assim, de uma hora para outra. São diversas as variáveis que influenciam nesta tomada de decisão, tanto aquelas relacionadas ao perfil do empreendedor, quanto aquelas relacionadas à ideia de empresa que se quer abrir.

O QUE É

ANÁLISE DE MERCADO?

Em uma definição bem rápida e objetiva podemos dizer que a análise de mercado é o processo de obtenção de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa, e que podem impactar no sucesso ou fracasso deste empreendimento. Ela engloba tanto dados sobre o segmento e o contexto em que a organização vai atuar, seu potencial público-alvo consumidor, a relação do seu produto com seus fornecedores, e ainda o posicionamento da concorrência.

Enquanto atividade determinante para o desenvolvimento de um negócio, a análise de mercado auxilia na busca pelos caminhos para um bom começo da empresa, que permita o crescimento ao longo do tempo. Com isso você, amigo empreendedor, pode otimizar seus esforços e com isso dedicar sua energia àquelas atividades que realmente podem fazer a diferença para o sucesso da empresa.

O levantamento de informações para análise pode ser feito a distância, com a chamada “Team View” — ou seja, pesquisar na internet — ou indo para a rua para observar ou conversar com pessoas. Esta busca pelas dados impacta diretamente na eficácia da pesquisa.

PORQUE A ANÁLISE DE MERCADO

É IMPORTANTE PARA A MINHA EMPRESA?

O simples fato de auxiliar no desenvolvimento e crescimento do negócio já seria uma justificativa relevante o suficiente para você contratar alguém que cuide da análise de mercado, antes de abrir o negócio.

Somente através deste trabalho você poderá conhecer melhor o perfil do seu potencial público-alvo, tanto em uma abordagem quantitativa — tamanho do mercado, quantidade de potenciais clientes, etc — quanto na qualitativa — estilo de vida, perfil de consumo, características comportamentais, hábitos, renda e etc.

Com a análise de mercado é possível observar a estratégia dos concorrentes, de forma que você possa compreender o que funciona para eles, o que não funciona, e com isso desenvolver um plano para diferenciação da sua marca. A partir deste trabalho fica muito mais simples de desenvolver um rol de fornecedores que possam potencializar ainda mais o trabalho da sua empresa.

DÚVIDAS FREQUENTES

O que é Análise de Mercado?

Podemos dizer que a análise de mercado é o processo de obtenção de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa.

Qual o poder da Análise de Mercado?

Somente através deste trabalho você poderá conhecer melhor o perfil do seu potencial público-alvo, tanto em uma abordagem quantitativa — tamanho do mercado, quantidade de potenciais clientes, etc — quanto na qualitativa — estilo de vida, perfil de consumo, características comportamentais, hábitos, renda e etc.

O que é possível com esse serviço?

Com a análise de mercado é possível observar a estratégia dos concorrentes, de forma que você possa compreender o que funciona para eles, o que não funciona, e com isso desenvolver um plano para diferenciação da sua marca. A partir deste trabalho fica muito mais simples de desenvolver um rol de fornecedores que possam potencializar ainda mais o trabalho da sua empresa.

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