Como preencher o seu calendário editorial com conteúdos relevantes

  • Início
  • /
  • Blog
  • /
  • Como preencher o seu calendário editorial com conteúdos relevantes

Como preencher calendário editorial é uma dúvida recorrente de quem trabalha com Marketing de Conteúdo. Afinal, é preciso balancear os assuntos e dar informações relevantes ao público. O foco deve ser manter o interesse da persona pela empresa e oferecer conteúdos novos e diferenciados.

Marketing de Conteúdo é uma modalidade do marketing que educa e informa os prospects, conduzindo-os pela jornada de compra até o momento de fechar a venda. Para alcançar esse objetivo, é preciso planejamento e estratégia.

Entre as atividades necessárias para executar um bom plano de marketing, está o de montar um calendário editorial.

Saber como preencher o calendário editorial acaba se tornando um desafio, pois é essencial estar atento aos desejos do público, mas também educar e apresentar novidades, sempre com o intuito de preparar os leads para a venda.

Quem aprende a balancear as diversas necessidades de um plano de marketing com um bom calendário editorial consegue melhorar métricas e ter sucesso em alcançar as metas estabelecidas para o marketing da empresa.

A relação entre blog atualizado e os resultados do Marketing de Conteúdo

Um blog atualizado com conteúdo voltados a diferentes etapas do processo de compra pode ser responsável por atrair o público que está pesquisando sobre determinado assunto e ser o início de um relacionamento, construído por meio do Marketing de Conteúdo.

Os artigos de blog, segundo o Content Trends 2019, ainda são visto como a maior tática de Marketing de Conteúdo para topo e meio do funil.

A porcentagem apenas muda de acordo com cada estágio. Para o topo do funil, 67,1% dos profissionais acreditam que o post no blog é a melhor tática; enquanto 42,8% dos entrevistados acreditam que também é o melhor da segunda etapa.

Nas empresas brasileiras, os posts em blogs correspondem a 64,5% dos esforços em Marketing de Conteúdo, só perdendo para posts em redes sociais (87,4%), mas superando outras estratégias, como o uso de vídeos.

Apesar desses dois formatos serem os mais consumidos atualmente pelos usuários, os posts em blog correspondem a 51% do tipo de conteúdo que chama a atenção do público.

Fora isso, a busca orgânica no Google ainda é o maior canal usado pelo público para encontrar conteúdos e informações que considerem relevantes.

Por fim, a pesquisa também aponta que empresas que postam mais de 13 conteúdos por mês geram 3,8 mais visitas do que as demais. Esse dado reforça, mais uma vez, a necessidade de atualizações frequentes no blog.

Impreterivelmente, criar um calendário editorial interessante e adequado às personas da empresa faz parte das atividades essenciais para o sucesso dessa estratégia.

Dicas essenciais na hora de criar o calendário editorial do blog

Para quem nunca fez isso, criar um calendário editorial pode parecer algo complexo de planejar e executar.

Até quem já implementa essa estratégia há algum tempo pode sentir dificuldades, seja na criação de novas ideias, seja na construção dos artigos e materiais.

Mas, seguindo algumas dicas, é possível melhorar a criação e gestão do calendário editorial, tornando-o mais fácil e eficiente.

Acompanhe!

Recicle o conteúdo de inúmeras maneiras

Um ebook pode se tornar uma série de posts, ou mesmo checklists voltados para a conversão de novos leads.

O importante é variar os conteúdos e reciclá-los, não só para atrair novos leitores, educando-os por meio de um conteúdo que já foi produzido, como também facilitar a criação de novos materiais.

Um bom exemplo desta dica é o material produzido pelo Content Marketing Institute (CMI) sobre a história do conteúdo.

Originalmente um documentário de 45 minutos, ele foi repartido em uma série de vídeos postados não só no Youtube, como também no blog.

Destrinche o conteúdo em diferentes formatos

Ainda seguindo a ideia de aproveitar conteúdos antigos, um artifício interessante é expandir a ideia de um post já publicado, acrescentar novas informações relevantes e apresentá-lo em diferentes formados.

Um exemplo foi o que a Radix fez: um único conteúdo gerou três posts no blog, três podcasts, uma apresentação, um infográfico, um quiz e um jogo, atingindo também diferentes etapas do funil.

Crie sua base para a produção de conteúdo

O ideal é que o seu calendário editorial tenha um universo estabelecido, que gire em torno da marca.

Falar sobre alguns assuntos definidos, sempre de forma diferente, é uma boa ideia para criar novos posts para preencher o calendário editorial, sem fugir da estratégia de marketing da empresa.

Por exemplo, se você trabalha com o nicho de moda, é possível apostar em termos de cauda longa como “moda plus size para evangélicas” para diversificar seu blog sem fugir do seu nicho.

Estabelecer tópicos e subtópicos ajuda a direcionar a produção de posts para o blog.

Analise os concorrentes

benchmarking é importante para entender a abordagem dos concorrentes e analisar como o seu conteúdo pode abordar seu público de maneira diferente e, ao mesmo tempo, melhor.

Isso ajuda a ter novas ideias e descobrir tópicos que ainda não foram abordados por ninguém do seu nicho.

Também é possível utilizar alguma ideia de um conteúdo produzido por outra empresa concorrente. Esta técnica em particular chama-se Skyscraper e não pode ser confundida com plágio ou cópia, que é crime e passível de processo.

Use a produção de conteúdos novos com sabedoria

Quem produz conteúdo com frequência sabe que criar posts com assuntos novos de forma constante dá mais trabalho do que executar as demais dicas acima.

Portanto, é importante saber a hora de produzir um conteúdo totalmente novo e valorizá-lo durante o preenchimento do calendário editorial, escolhendo o momento certo para postá-lo.

Aproveite o que já funciona

Existem temas que, de cara, chamam a atenção do público.

Artigos como “Como fazer X coisas”, “Os Y melhores alguma coisa” e o oposto deles “Como evitar X situações” e “Os Y piores alguma coisa”, conseguem atrair leitores ávidos por saber mais sobre determinado tema.

Uma boa ideia é inseri-los em seu calendário editorial com certa frequência, até porque artigos assim costumam ter maiores interações, incluindo compartilhamentos em redes sociais.

Mesmo que esse não seja o objetivo principal do blog (vamos falar melhor sobre isso a seguir), vale a pena investir neste tipo de conteúdo para auxiliar a sua estratégia.

Ouça sua audiência

Procurar formas óbvias e não-óbvias de ouvir a sua audiência é algo que ajuda a preencher seu calendário editorial para entender o que o seu público deseja saber.

Perguntá-los via redes sociais é uma maneira simples de saber mais sobre o que eles pensam e educá-los via posts no blog.

Analisar comentários nos seus posts, tanto no site quanto nas redes sociais, também facilita a criação de novos artigos.

Mas existem maneiras que nem todo mundo procura ao criar um calendário editorial. Uma delas é verificar o que as pessoas pesquisam no seu site. Isso pode ser visto via Google Search Console ou outra ferramenta de marketing.

Fazer pesquisas sobre o seu tema em sites como o Yahoo Respostas, o Quora e o Reddit, também podem fornecer boas ideias para a produção de posts.

Faça brainstorming sempre que possível

Se você tem uma equipe de vendas e um time de marketing, também é essencial ouvi-los na hora de preencher seu calendário editorial.

Eles podem informar lacunas de conteúdo que não foram preenchidas, ajudando o consumidor a ir para outras etapas da sua jornada de compras.

Escolha um método

Não existe uma maneira correta de como preencher calendário editorial. Alguns usam planilhas, outros, ferramentas como o Trello e o Google Sheets.

O importante é encontrar um que satisfaça as necessidades da empresa, de acordo com seu tamanho e disponibilidade de produção de conteúdo.

Não se esqueça do funil e nem das vendas

Não é raro encontrar blogs que apenas abordam a primeira etapa de um funil de vendas. A atração é importante, mas não deve ser a única etapa trabalhada em um blog.

Um levantamento feito pela Sirius Decisions em 2013, detectou que 70% do conteúdo produzido no marketing não serve para o setor de vendas.

Isso deixa a equipe de vendas sem materiais para auxiliar nos fechamentos, o que diminui as chances de uma rápida conversão.

Faça pesquisas, sempre

Já comentamos a necessidade de fazer pesquisas em outras dicas, mas é essencial deixar claro que o calendário editorial fica deficiente sem elas.

Esse trabalho clareia as ideias, permite novas abordagens, atinge novos públicos, melhora a geração de leads e aumenta as vendas.

Participe de eventos

Os eventos são essenciais para estimular a criatividade e, principalmente, saber as tendências sobre o nicho do seu negócio.

Trazer essas atualizações em forma de posts de blog, aumenta a autoridade da sua empresa, ajuda a diversificar o calendário editorial e atrai novos leads para a companhia.

Estabeleça um critério para o calendário editorial

Para facilitar o preenchimento do calendário editorial, é fundamental ter um processo estabelecido, com a duração de cada calendário (semanal, mensal, trimestral) e quantos posts serão publicados nesse período.

A maioria das empresas já costuma estabelecer também dias fixos para a publicação de conteúdo, buscando a consistência mais do que a frequência.

Entretanto, isso depende da estratégia de marketing adotada pela empresa. Quem faz lançamentos, por exemplo, costuma aumentar o número de posts no blog ao colocar algum novo produto no mercado.

Como preencher o calendário editorial de forma eficiente

É preciso estar atento a alguns detalhes para saber como preencher um calendário editorial de forma a abranger as inúmeras demandas do Marketing de Conteúdo.

Confira alguns deles a seguir!

Estabeleça metas e objetivos antes de produzir o calendário editorial

Qual é o objetivo principal que sua empresa precisa alcançar por meio da produção dos posts? Algumas opções são a geração de leads, trazer tráfego orgânico, melhorar o SEO, construir autoridade e apoiar o time de vendas.

Produza conteúdo voltado para o seu objetivo

Não se esqueça de levar em consideração o objetivo principal do blog na hora de preencher seu calendário editorial.

Por exemplo, se deseja construir autoridade, é preciso produzir materiais mais profundos e densos, como ebooks e infográficos, mesclando com outros formatos mais simples.

Se o foco está em apoiar as vendas, deve-se investir em conteúdo voltado para o fundo do funil, como estudos de caso de clientes e webinários.

Mensure a performance do seu conteúdo

Os seus artigos estão gerando os resultados que você espera? Se o seu foco era o compartilhamento nas redes sociais, esse objetivo está sendo alcançado, de acordo com a meta que foi estabelecida?

Estes questionamentos são importantes para direcionar o calendário editorial e torná-lo mais eficiente, de acordo com a estratégia criada para o blog.

Preencher um calendário editorial pode parecer uma tarefa um pouco complicada, principalmente para quem está começando, mas que gera ótimos resultados a longo prazo para quem o mantém.

A montagem do calendário editorial é parte fundamental desse processo. Se você tem dúvidas em como fazer o seu, baixe a planilha de calendário editorial usada pela equipe de Marketing da Rock Content e trilhe sua estratégia!

Fonte: https://rockcontent.com/blog/como-preencher-calendario-editorial/

Dúvidas? Clique aqui. whatsapp